Conheça as últimas mudanças do Facebook e Instagram que atingem seu negócio artesanal

porAdm

Conheça as últimas mudanças do Facebook e Instagram que atingem seu negócio artesanal

Conheça as últimas mudanças do Facebook e Instagram que atingem seu negócio artesanal

Você usa perfil comercial no Instagram? Vende seus artesanatos por lá e também pelo Facebook? Então fique de olho nas mudanças para que você possa ter os melhores resultados possíveis por lá!

Muitas pessoas vinham reclamando da queda de interação com suas últimas postagens no Instagram. Pouca ou nenhuma visualização e interação dos seguidores.

Pois bem, houveram mudanças mesmo, e vamos te contar agora!

 

INSTAGRAM

Como todos sabem, o Instagram muda frequentemente mas nem sempre avisa você disso,então leia atentamente e comece a praticar.

Observe atentamente nos próximos dias e veja se seu perfil volta a ter interação dos seguidores como era antes ou quem sabe até melhore.

  • As suas publicações só serão entregues para 10% dos seus seguidores (isso já acontece há algum tempo na verdade), mas se dentro das primeiras 24 horas essa publicação tiver um bom engajamento,  poderá ser entregue para os 90% restantes.
  • Se você divulga o seu negócio no instagram o mais coerente é que você use perfil comercial. Dessa vez o Instagram vai dar algumas “facilidades” para esse tipo de conta, então não perca tempo e muda já, caso ainda não tenha migrado. Sem contar que é fundamental ter uma conta comercial para que você tenha acesso aos dados estatísticos que só essas contas oferecem, e que são importantíssimas para analisar e entender cada vez mais seu público.
  • Os comentários monossilábicos, ou usando só Emoji, não contam mais como engajamento na sua foto. Sabe quando o pessoal comenta ”lindo”, ”gostei”? Infelizmente, isso poderá ser notado como spam. Sabemos que não temos como exigir tipos de comentários dos nossos seguidores, mas uma boa alternativa é criar estratégias nas legendas, para conseguir comentários maiores. Para ser considerado bom, o comentário tem que ter ao menos umas 4 palavras. Sugestão: Tente as “call to action” (chamada para ação), como por exemplo: “Ei, nos digam ao menos 4 cores que vocês acham que mais combinam com o estilo dessa peça que criamos?”, e coisas do tipo, pois assim, você fará com que seus seguidores escrevam mais do que 1 ou 2 palavrinhas nos comentários ou só usem emojis.
  • Atenção, uma ação importante e que estará nas suas mãos agir com eficiência!!! Primordial que você responda aos comentários da sua foto nos primeiros 60 minutos após ele entrar. Isso vai ajudar muito no seu alcance!!
  • Os stories estão sendo considerados cada vez mais relevantes dentro da rede. Quanto mais você faz, mais você aparece. E quanto mais seus stories aparecem, mais o pessoal interage com você. Quanto mais interagem, mais as suas publicações aparecem. Tendeu? Pois é, rede social é para interagir, socializar, e é exatamente isso que o Sr Insta espera de você!
  • Sabíamos que o limite máximo de hashtags que podiam ser usadas em uma foto eram 30 ( e isso era um saco…haja criatividade né…) . Pois bem, pelos Deuses do Olimpo isso mudou!!!! Agora o recomendável é usar de 5 a 10 no máximo em cada publicação. Mais do que isso pode ser considerado spam também. Importante ressaltar mais dois detalhes importantes aqui: 1-não use sempre as mesmas, faça “rodízio de hashtags” , aquela que você usou hoje só volte a usar daqui uns 2 ou 3 dias! Caso contrário será considerada como spam, e sua conta pode tomar um shadowban, ou seja, suas postagens ficarão ocultadas de  qualquer hashtag marcada). 2– Não poste mais suas hashtags em forma de comentários e sim na própria legenda da foto na hora da publicação!
  • Ah, e atenção, ao que tudo indica, agora o instagram vai começar a notificar quando derem prints nos stories (isso será bom pra uns e ruins para outros rsrs)
  • Importante ressaltar também, que partindo novamente do princípio que o que o Sr Insta espera dos usuários de uma rede social é “socializar”, é importante que você como usuária também interaja com as pessoas e marcas que segue, e mais do que isso, que você varie essas visitas, não se limitando somente a assuntos do seu nicho. E não esqueça que seguir hashtags (função liberada a algum tempo), também conta a seu favor!
  • Não abuse de postagens diárias, isso também contará como spam, faça poucas postagens mas com qualidade inquestionável. Isso temos que concordar que é uma melhoria, afinal todos buscam “qualidade e não quantidade”. Capriche!

OBS: Vale ressaltar que quando falamos nas colocações acima, que em certas circunstâncias um comentário ou qualquer outra ação possa ser considerado SPAM, não significa que você receberá qualquer tipo de punição, e sim que isso conta negativamente para que seu perfil quando analisado num contexto geral, seja considerado “relevante na rede” e que assim eles aumentem a quantidade de pessoas que recebem suas postagens no feed ok!

FACEBOOK

Foram lançadas também novidades no Facebook, porém com notícias não tão boas e sem muita estratégia para se beneficiar do sistema como temos no Instagram… Ao que tudo indica, tudo vai ser mais difícil para as páginas comerciais (fanpages):

  • Agora os usuários verão priorizados no seu feed de notícias, as publicações que o Sr Face chama de ”noticias de qualidade”. Que nada mais são do que as postagens de seus amigos e sua família. Com isso, as publicações de fanpages, no geral, terão um alcance muito menor…
  • Inacreditavelmente, eles não consideram ser um conteúdo de qualidade uma vez que foi produzido por uma página de negócios…. 
  • E como isso será analisado? Com os seus likes, comentários e tempo que você para para ler uma publicação. Onde você mais interagir, mais publicações aparecerão. E vai funcionar assim para todo mundo. Ou seja, de novo eles querem voce não só olhando mas interagindo o tempo todo, para que eles saibam do que você gosta e entreguem no seu feed. (Não sei se isso conta de verdade quando falamos de patrocinados, mas isso é assunto para um outro momento 😉 )

Bem, essa é a principal mudança anunciada pelo Facebook,  o que infelizmente dificulta (ainda mais) o alcance dos conteúdos de negócios que publicamos. Isso vale para nos alertar, sobre a questão de que as redes sociais não são nossas, e teremos sempre que nos submeter às mudanças implantadas…

Mas não desanime, crie estratégias, teste métodos diferentes, e faça análise dos resultados atingidos. Lembre-se que seu artesanato é seu trabalho e portanto você precisa tirar um tempo para estudar e analisar o perfil de seus clientes, pois é você também, a responsável pelas vendas do que produz, ainda que não seja a parte que você mais gosta nessa história toda srsr .

Desejamos muito sucesso a você e seus negócios artesanais !!

 

porAdm

Novas regras de postagens dos Correios

Virou o ano e o burburinho do momento são as novas regras dos Correios, que na verdade só estão cumprindo as regras impostas pela Receita Federal.

O mercado informal tem crescido vertiginosamente, e essa talvez seja mais uma forma de monitorar tudo que é feito sem nota fiscal.

Basicamente, tudo deve ser postado com Nota Fiscal em caso de vendas, e com uma Declaração fornecida pelos Correios, no caso de envios que não são comercialização de produtos, como envio de presentes por exemplo.

Vale ficar atento na questão de se enviar algo que é venda, sem nota e com a declaração fornecida pelos correios, pois você estará assinando essa declaração e afirmando que não é produto de venda, porém seu registro (com cpf) ficará lá, e se você posta com frequência, certamente levantará suspeitas por estar enviando muitos “presentes” todo mês….

A maior dúvida está na questão de quem é MEI, pois ainda que nessa posição não seja obrigatória a emissão de nota fiscal, não há uma opção na declaração a ser preenchida, dizendo que é venda, mas que o remetente é um Micro Empreendedor Individual…

Abaixo, deixaremos link de informações oficiais do site dos Correios e também link do Sebrae que fala sobre regras de emissão de nota fiscal para MEI.

Leiam atentamente e tentem sanar suas dúvidas em um dos canais (correios ou Sebrae) ou com um contador.

Link do blog do Correio? Clique na imagem:

Link do site do Sebrae? Clique na imagem:

Tem também uma reportagem do Jornal Bom dia Brasil no link abaixo:

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM PARA ALERTAR SUAS AMIGAS E CONHECIDAS ARTESÃS, ALÉM DO CLIENTE QUE PRECISA ENTENDER PORQUE PRECISARÁ PASSAR NÚMERO DE DOCUMENTO A PARTIR DE AGORA, PARA RECEBER UMA ENCOMENDA!

 

porAdm

Pom pom de lã é amor!

Descobrimos recentemente uma técnica incrível feita a aprtir de pom pom de lã!

Sim, aquelas fofuras que fazemos há tantos anos como complemento de muitas peças, criou vida própria e se tornou a peça principal através de uma técnica incrível!!!

Primeiramente vamos apresentar a artista japonesa Tsubasa Kuroda. Sua marca é a “@Trikotri” e seu site é Trikotri.com.

Ela pede em seu instagram, que “não utilizem suas imagens”, e nós RESPEITAMOS esse pedido, afinal artesãs devem sempre se comportar com ética e profissionalismo certo? Sendo assim, você pode ver as peças incríveis que ela produz direto em seu insagram que é @trikotri222

MAS ESPERA AI!!!!!!!!!!! NÃO VAI AINDA, ANTES LEIA ESSA POSTAGEM ATÉ O FIM APRESSADINHA (hihihi).

Depois de ir visitá-la e se encantar, vale a visita ao blog Pom Maker!

Lá você vai encontrar vários tutoriais em vídeo dessa técnica!

Tem tutorial ensinando um pandinha lindo, o cachorrineo da imagem acima <3, um coelho fofoooo de morrer e tem também um olho grego lindo, que você pode fazer para montar chaveiros por exemplo!!!

Acesse esses tutoriais clicando AQUI e divirta-se reaproveitando sobras de lãs para treinar!

Não esquece de compartilhar essa postagem e contar essa dica incrível para suas amigas artesãs!

Até a próxima!

 

porAdm

Coisas, Pessoas e Valores

Esses dias, o vídeo abaixo que tem o ator Pedro Cardoso falando sobre comportamento do consumidor, viralizou nas redes.

Em menos de 1 minuto o ator traz uma ótima reflexão sobre a inversão de valores que os consumidores cometem.

As “coisas” tem mais valor do que as “pessoas”.

Assista, e reflita não só como Artesã, mas como consumidora que é,  em alguns momentos da sua vida;

Compartilhe para que isso chegue a mais e mais pessoas!

 

 

 

E você, valoriza o trabalho dos profissionais que contrata?

 

 

 

 

Universidade do Artesanato